PAIXÃO E AMOR


(reflexões)

Paixão e amor, sentimentos singelos, às vezes complexos. Fazem parte de uma mesma emoção? Ou são sentimentos distintos, separados? Aparecem juntos em nossa vida? Ou cada um em sua vez?

Eu não tenho respostas exatas.

O que sei, é que alguns corações afortunados experimentam a ventura e a dádiva de recebê-los no mesmo momento.
E que delícia! Que prazer forte saboreá-los ao mesmo tempo! Vivê-los e senti-los se completando.

Às vezes a paixão engana o amor, e às vezes nosso coração: chega sozinha, invade nossas almas, toma conta dos sentidos e, de repente, vai embora sem prévio aviso, deixando o amor distante desse cenário. E nesses casos, em que a paixão chega sozinha, ela pode ser diabólica, pode enganar a todos dizendo que o amor já está chegando, mas diz por dizer, sem ter nenhuma certeza. É aquela promessa fútil, da boca pra fora, que acaba trazendo alegrias, vibrações, mas num outro momento, uma enorme dor... de desesperança.

Outras vezes, por medo ou precaução, o amor chega sozinho. Tímido! Sem vibração, sem fogo, sem aquele colorido berrante, mas lá se instala em nossos corações... Sobrevive sim, mas apático, sem energia para mostrar sua força ao mundo, se expor, gritar alto: ESTOU AQUI!
Pode até habitar nosso coração por muito tempo, é possível, mas, jamais será percebido com emoção, com saudade da sua chegada, com os corações gritando: VOLTE!

E a vida passa, com o amor dentro de nós, mas com sua presença branda, macia, pouco notada.

Mas quando chegam juntos, paixão e amor, que ventura! Alguns acham impossível, mas acontece, para poucos, é verdade, mas acontece.
Não se sabe o porquê. Pode ser uma dádiva divina, sobrenatural? Não creio.
Penso que a chegada dessas emoções, juntinhas, depende simplesmente de corações abertos, destemidos, que se entregam sem receio, sem cautela. Corações que não temem o ridículo da exposição, nem mesmo da breguice, são corações que desejam “ viver “... somente viver!

O amor chega escondidinho, mas lá está, paciente, esperando a paixão viver seu momento intensamente, tomar todos os espaços, todos os sentidos. Porque a paixão precisa viver dessa forma, precisa ser sentida intensamente, mastigada, ingerida pelo corpo e pela alma, vivida sem reservas. Só assim a paixão se acalma.
Porém, assim vivida, a paixão deixa um néctar de bem-estar e de integração que serão calmamente absorvidos pelo amor, incorporados de forma perene por este sentimento, tão discreto quanto forte.
Assim, o amor se mostra por inteiro porque foi precedido por uma paixão que só lhe deixou alegrias, venturas, força e calor.

Esse amor, sim, agora pleno, pronto para ser realizado e vivido por inteiro, lembrará os corações amantes de quando tudo começou: a incandescência da paixão, a força do amor, o auge das emoções, a serenidade da vida...

Vida se renovando, amor permanente trazendo de volta, a cada pouco, a paixão a alimentá-lo.
A vida vivida... paixão e amor... amor e paixão.

VIDA!!!


Wagner Mar


Comentários

  1. WAGNER,

    De fato, às vezes, o amor chega sozinho.
    Muito boa a sua crônica. Tanto quanto os poemas.

    Abraço,

    Francisco Petros

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Wagner!
    Amor e paixão sempre estiveram em foco, mas poucas vezes dissecados. Trabalho de poeta.
    Abraço,
    Luiz Neves

    ResponderExcluir
  3. ADOREI Wagner!
    Para ser bem honesta gosto mais de crônicas que de poemas. Serei pouco romântica???
    Pena você ter deixado guardado por quase dois anos...
    Grande abraço
    Cleide Costa

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso Wagner!!!
    Ainda ontem escutei a entrevista de um médico dizendo que a paixão pode durar meses,1, 2 ou 3 anos pois é uma química que temos, mas quando perguntavam para as pessoas na rua, cada um dava uma opinião diferente sobre a paixão. Realmente sua crônica nos deixa refletir muito sobre essa questão e creio que cada vez que a lermos, teremos muita vontade de refletir sobre as nossas profundas emoções, e também teremos vontade de nos doar ao nosso verdadeiro amor de forma apaixonada, de dividir com ele todos os nossos sentimentos.
    Desculpa se me prolonguei no comentário. Espero novas crônicas suas para ter novas e boas reflexões.
    Beijos!!!!!!!
    Rosa

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!
    como conseguiu guardar por tanto tempo?
    uma reflexão sobre sentimentos possíveis... reais... importantes... deliciosos...
    linda crônica!!!
    Beijos
    Rita Souza

    ResponderExcluir
  6. Alguém tem as respostas ?
    Existe resposta para as coisas do coração ?
    Amor e Paixão !
    Amor é paixão ?
    Melhor é Amor com Paixão.
    Amar com Paixão !
    Ou Paixão com Amor ?
    Não se pode negar a paixão.
    É contrariar o coração.
    Melhor é Amar com Paixão.
    E se a Paixão se for ?
    O Amor não!
    Renova-se a Paixão,
    Conservando o mesmo amor.
    Não se pode contrariar as coisas do coração.

    Messias Mar

    Obs.: Salve os guardanapos dos bares ! E as canetas dos garçons também !

    ResponderExcluir
  7. Vagner,



    Gostei de sua reflexão. Acho que o amor que chega quietinho, de mansinho e se instala é chama avivada por inúmeras paixões que vem e vão ao longo do nosso viver. As paixões que expandem o amor nem sempre são pelo parceiro(a), pode ser uma viagem, um livro, uma música, um filme, uma amizade, um certo desafio no trabalho, um neto...As paixões podem ser simultâneas. Agora manter o amor é tarefa de Hércules, o desgaste é grande, as frustrações inúmeras mas, a cumplicidade, a parceria é tudo nas horas incertas e olha que elas são inúmeras e intensas.

    Amar é o que faz ter objetivo na vida, olhar o céu, apreciar as estrelas, gostar da chuva, curtir o sol, apreciar o silêncio, vibrar com o som, viver não deixando escapar nenhum momento.



    Um grande abraço,



    Anaqueila

    ResponderExcluir
  8. Wagner,

    Antes mais nada peço desculpas na demora!!!
    Faço aqui meu “mea culpa”.
    Sobre tua crônica: você passeia na prosa e deixa nela rastro de poesia. Como deve ser a perfeita crônica!!! Um manifesto de amor, com certeza.
    Parabéns!!
    Bom conhecer teu lado cronista.

    Beijos ternurentos
    Clau Assi

    ResponderExcluir
  9. Wagner,
    A Reflexão sobre amor e paixão me tocou profundamente, porque assim também os entendo...cada sentimento assim explicado - tão vivido e ao mesmo tempo tão incompreendido.

    Feliz daquele que, da sua forma, tenha vivido de corpo e alma cada um deles.... mais feliz ainda se recebeu a dádiva do encontro desses sentimentos em uma só pessoa.

    Sinceramente, amei tudo que lí.
    Parabéns pelo Dom recebido e pela iniciativa de deixar nossos dias mais românticos ....

    Abraços
    Liliam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas